sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Keep Calm and Go to London!


Um mês abandonado e quase um mês depois da viagem pra Londres eu decidi reviver o sonho no país da rainha. Londres comprovou duas teorias que eu tinha criado na minha cabeça antes de vir para Europa: 1. viajar sozinha pode ser um sucesso ou um fracasso; 2. A cidade continua no top 5 das minhas cidades favoritas desse mundão.


Há quase um mês atrás, no final de semana do dia 9 de outubro eu fiz a primeira viagem de avião aqui dentro da Europa (viajar de ônibus é sempre a opção mais barata) pra Inglaterra (Londres) um dos países fora do grupo Schengen, o que quer dizer que a Inglaterra não tem as mesmas leis que alguns países da Europa e que a circulação de pessoas funciona de outra maneira, o que também  significa que se você pretende passear pela Inglaterra vai ter que encarar a imigração de lá. No geral Londres é conhecida como sendo a imigração mais chatinha da Europa porque você precisa comprovar que está ali só de passagem, ou seja, comigo não teve tanto problema pois eu tinha passagem de volta e a reserva do hostel pra comprovar que  não era uma clandestina. Acontece que viajar sozinha e viajar a noite tem os seus poréns. Eu cheguei em Londres já eram 22:00, precisei passar pela imigração e descobrir como pegar um trem para chegar na estação mais próxima do meu hostel. O aeroporto que eu escolhi foi obviamente o que me ofereceu a passagem mais barata, e que óbvio era o mais afastado do centro de Londres, ou seja, dá-lhe perna, tempo e dinheiro pra chegar.

No trajeto para "casa" em Londres conheci pessoas tão perdidas quanto eu e que entendiam o inglês britânico tanto quanto eu, o que me confortou pois eu sabia que não estava sozinha nesse trem. hahaha Cheguei no meu ponto quase final faltando 15 minutos para meia noite e me dei conta que ainda precisava pegar um ônibus, o último ônibus, para chegar no Hostel. Sem saber exatamente aonde ir tomei o ônibus certo mas sem ter a mínima ideia do que fazer depois. (Uma pausa pra declarar minhas primeiras impressões apaixonantes por Londres: as pessoas são educadas e prestativas; os ônibus vermelhinhos de dois andares com o motorista dirigindo do lado direito, são demais!!) Certo, durante o trajeto para descobrir como chegar no Hostel, um inglês muito simpático percebeu que eu estava sozinha e apreensiva tentando descobrir meu endereço e logo se sentou ao meu lado dizendo que conhecia o endereço que eu estava procurando e que poderia me ajudar. Santos anjinhos da guarda! Ele me acompanhou até a porta do meu hostel e ainda me deu uma aula de turismo sobre o bairro, Greenwich foi minha primeira parada. :)

Bairro Greenwich

O Hostel ficava em frente a uma estação de trem e eu só descobri quando cheguei, mas ok. Simples, arrumadinho e que funcionava uma parte pub/balada eu passei meus três dias ali, muito bem obrigada! :)

Viajar sozinha foi um sucesso! Poder acordar na hora que você quer, planejar seus destinos, comer e fazer o que quiser na hora que bem entender, não tem preço. Na sexta-feira eu acordei cedo, tomei meu café da manhã, arrumei minha bolsa, coloquei meu mapa debaixo do braço e saí para explorar a linda Londres. Me lembro como se fosse ontem que o primeiro destino que eu escolhi foi o Big Ben e que a estação  em que desci eu dei logo de cara com aquela belezinha. Enorme e de uma arquitetura deslumbrante, o relógio que na verdade é um sino faz muito barulho e reúne por ali milhaaarees de curiosos e turistas. Logo por ali também tem a London Eye, os parlamentos e o Buckingham Palace, a casa da rainha.

Nesse mesmo dia fui a Torre de Londres e a Tower Bridge que corta o rio Tâmisa, ambos lindíssimos. :)

Torre de Londres

Tower Bridge

Um pouco da rua dos parlamentos


A clássica 

Adicionar legenda

London Eye


Outra coisa boa de viajar sozinha é o fato de que até as fotos que você tenta tirar de você mesma causa nas pessoas um sentimento de compaixão. ahahaha E o resultado mesmo que não fique do seu agrado te fazer rir dos encontros da vida. Nesse dia mesmo eu fui fotografada por três grupos de turistas e dividi minha mesa no Mc Donalds com um casal de brasileiros. :)

Ainda na sexta-feira eu andei pelo bairro Notting Hill das casinhas bonitinhas e coloridas, fui até a estação mais linda de Londres, King Cross, revivi minha infância na plataforma 9 3/4 do Harry Potter e a noite conheci um pub/restaurante brasileiro lindo e delicioso próximo a Camden Town, matei minha saudade e minhas lombrigas de tanta alegria. :)

Notting Hill

Kings Cross


Partiu Sonserina

Brazucas me acolhendo


Matando as lombrigas de alegria

No sábado eu tinha que tirar forças do fígado para acordar cedo e ir andar mais, e só o que eu pensava era: só me restam dois dias, preciso aproveitar. Eu conheci os bairros e feira Covent Garden e de quebra a loja de inauguração da loja Melissa, Soho, Picadilly Circus, Greenwich (meu bairro) e tive o prazer de curtir um musical lindo: "Once". Em resumidas palavras eu diria que Picadilly Circus é a Times Square de Londres, sempre cheia de turistas, lojas, publicidade e luzes durante a noite, Soho e região é um lugar cheio de baladas, teatros e pessoas de todos os jeitos, cores, sexo e nacionalidade, uma delícia de se ver!Greenwich é o bairro famoso pela história naval e o marco "zero" do mundo, toda história é contada ali nos mais lindos detalhes que eu já vi, fora que o bairro em si é muito charmoso e também tem uma feirinha. "Once" que já havia ganhado o meu coração desde a primeira vez que assisti o filme me deixou ainda mais apaixonada pelo musical, pelos atores, pela dança. Infelismente a noite em Londres termina "cedo" pra quem só procura um lugar para beber, por isso eu andei sozinha pelas ruas da Picadilly Circus, tomei uma cerveja sozinha, uma típica cerveja britânica em um típico pub inglês e voltei para o Hostel que para minha alegria virou balada na noite de sábado. hahaha


A história naval

Greenwich

Greenwich

Amor define esse musical

Meu ônibus na Picadilly

Picadilly Circus


Domingo. Último dia em Londres! :( A princípio a ideia era acordar cedo e brigar por um espaço na frente do palácio da rainha para ver a famosa troca de guardas, mas meu corpo não aguentou. Ainda que eu não tenha assistido a troca de guardas, ver o palácio de pertinho e os parques por ali foi incrível! Green Park e St. James Park foram os dois que eu tive o prazer de andar e passar um friozinho em London. Igualmente incrível provavelmente é o Hyde Park, outro parque famoso em Londres. Na verdade Londres carrega consigo essa fama de ter lindos parques, vale a pena conhecer ao menos um. :)

Visitando a rainha




Selfie da alegria


Deixei por último a minha última visita no bairro da Amy :p hahaha Camden Town tem também um lugar especial no meu coração. Que bairro louco!!! É uma mistura de underground com clássico e moderno, incrível! E a feira é simplismente demais, uma perdição para quem tem dinheiro pra torrar. Euzinha claro aproveitei pra curtir o que uma feira tem de melhor a oferecer: comida! hahaha E em todo meu "last" trajeto eu contei com uma "guia" brasileira que mora em Londres. Brazucas unidos sempre queridos e fazendo meu passeio por London mais feliz.

A volta para casa eu gostaria de pular por dois motivos: "não aprendi dizer adeus" hahaha e por motivos de: desastre, chuva e frio. Amigos, no último dia eu não aguentava mais minha própria companhia, confesso que já estava de saco cheio de mim mesma e tive que passar por todo perrengue sozinha. Entenda aqui o porque: os voos baratos nunca dão moleza, é aeroporto longe e claro horários inoportunos. Meu voo era as 07:15, o que quer dizer que eu deveria estar no aeroporto pelo menos as 06:30 da manhã, ou seja, sair de casa as 5. Acontece que as 5 da manhã quase não tem trem ou ônibus, a minha única saída era pagar um taxi $$$$$ até alguma estação mais próxima e pegar um trem até o aeroporto. Resultado: noite e frio as 5 da manhã sozinha, 20 dinheiros de libra, que valem mais do que euro, e uma brasileira perdida na estação. Enquanto tomava chuva eu tentava encontrar almas bondosas para me mostrar a plataforma certa. Um inglês muito simpático me mostrou a plataforma certa, que na verdade era a errada, mas ele também não sabia! Resultado: brasileira tomando chuva na plataforma errada perde o trem e pega o último trem aos 45 minutos do segundo tempo. Tive que correr como nunca corri na minha vida para pegar o avião na hora certa. In time! Sobrevivi mais uma vez! :)



2 comentários:

  1. Vejo como tem coisa que eu não fiz quando estive em Londres. É tão grande, cheia de coisas turísticas que não dá tempo de ver tudo!
    Os musicais que eu vi foram "The Lion King" e "Wicked" e também amei! Deveria fazer um post retroativo sobre isso hahahaha :D Muitas saudades!!!!

    E agora você tem fotos de Londres para postar no grupo! YEY

    ResponderExcluir
  2. Ai, Roberta, primeiramente, você escreve muito bem! Tem muito talento! Em segundo lugar, estou muito feliz por você! Não vejo a hora de chegar a minha vez!

    ResponderExcluir