terça-feira, 16 de setembro de 2014

Berlin

Já vou me adiantar pedindo desculpas pelo possível post quilométrico sobre Berlim e por demorar tanto a escrever. Hoje me bateu uma nostalgia e uma saudade enorme daquela cidade que eu me apaixonei precocemente por 3 dias, pois desde que eu sai do Brasil e fiz meu roteiro de viagens pela Europa, a Alemanha estava no topo dos meus sonhos, (junto com Grécia e Londres) e o pouco que eu conheci de Berlim foi o suficiente pra eu saber que aquela cidade é a minha cara, que eu quero, preciso e VOU voltar. Os motivos eu vou tentar relatar o mais breve possível. Berlin! 


As curtas viagens com pouco dinheiro tem sido meu maior objetivo nos últimos meses. Viagens curtas tem ali suas vantagens quando a vida trata-se de vida de "au poor", e para Berlin não foi diferente. Eu me planejei no final de julho para fazer a viagem em agosto e coincidentemente encontrei uma passagem muito barata (novamente pela Eurolines) que me ajudou a decidir o destino e a companhia (Camilla), que coincidentemente tava de férias e topou ir comigo. Enfim, viajamos dia 21 de agosto e chegamos dia 22 de agosto em Berlin com todo aquele blá blá e mimimi que temos para contar sobre as viagens pela Eurolines. hahaha Tirando o desconforto e cansaço, a viagem foi bem tranquila! O problema foi que: a princípio não pagaríamos um hostel e sim faríamos um "couchsurfing" (coisa esta que você se hospeda na casa de um nativo "semi" desconhecido de graça), só que nosso "host" nos avisou nos 45 min do segundo tempo que só poderia nos receber na sexta-feira depois das 18hrs, o que quer dizer que teríamos que ficar sem tomar banho e turistar com a mochila nas costas, já que tínhamos só dois dias na cidade. A solução foi: chegar em Berlin as 7 da manhã de sexta-feira e achar um hostel com vaga para ficar na sexta-feira e no sábado ir para a casa do couchsurfing. O negócio foi: nós chegamos em Berlin, compramos um ticket para dois dias de transporte público (inútil por sinal, porque ninguém confere isso nos trens, trans e metrôs e não existe catraca), e pegamos o endereço de um hostel aparentemente bem localizado. Deu tudo certo depois de quase duas horas de caminhada pela Checkpoint Charlie! :)

Aqui começa meu amor por Berlin: a Checkpoint Charlie é uma das infinitas ruas que conta um pedaço da história da Alemanha: era ali um posto militar entre a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, um símbolo entre o leste e o oeste, uma avenida enorme com inúmeros museus sobre o Checkpoint, resquícios, detalhes sobre a Guerra, a separação, e muitas lojas de souvenir e barraquinhas de comida típica alemã. Claro, fora a ótima localização, metrô, etc. Ah, por falar em metrô, me sinto orgulhosa porque foi ali também que aprendi a ler os mapas de transporte público de Berlin e me locomover pra cima e pra baixo. :)




Ali mesmo na CheckPoint Charlie os turistas contam com uma infinidade de atrações, museus, lojas de souvenir e barraquinha com comidas típicas e não típicas da Alemanha. Como o dinheiro é sempre contado nós pouco nos atrevemos a ficar visitando museus, que geralmente são pagos, então nesse dia nós decidimos visitar uma espécie de museu com vista panorâmica ao muro de Berlin, que não era bem um museu e não era bem uma vista panorâmica com o áudio apenas em alemão, ou seja, um dinheiro não muito bem aproveitado :/ Não vou dizer que foi dinheiro jogado fora porque as imagens eram bem bonitas e interessantes e os cartazes também, mas não foi bem o que esperávamos.





Pois bem, ainda que com o bilhete de transporte livre que compramos, decidimos andar perto de grupo de turistas com "walking tour" pra tentar ficar por dentro da história de Berlin. ahahaha Engraçado porém meio idiota da nossa parte, porque no final das contas andamos mais que mula no primeiro dia. :p No tour com os turistas conhecemos praticamente todos os grandes monumentos históricos de Berlin: passamos pela Gendarmenmarkt com os monumentos franceses, alemães e a estátua do poeta alemão Friederich Schiller (tudo isso eu descobri dias depois); passamos pela Museumsinsel e sentamos em um dos lugares mais lindos que eu já vi na vida, em frente ao Berliner Dom (a mais bela Catedral), ao lado da Altes Museum e atrás da torre que divide leste e oeste de Berlim.




Berliner Dom


Não satisfeitas com nossos parceiros turistas de walking tour, nós debandamos pra outro lado e fomos desbravar mais lugares incríveis de Berlin. Fomos até a Brandenburger Tor, que é o enorme portão criado por um rei prussiano para simbolizar a paz no pós guerra mas que durante a partição entre leste e oeste da Alemanha estava isolado ao lado do Muro de Berlin. Depois resolvemos dar um super "role" até a Victoria Column que é mais um dos monumentos da Alemanha que representa a vitória da Prússia na Segunda Guerra Mundial. Mas como tudo que se vê em Berlin, percorremos um longo caminho com várias outras estátuas e lugares que carregam uma bagagem histórica e cheia de simbolismos da Alemanha.

Brandenburg Tor


Victoria Column


Certo, depois de um longo dia de caminhada o que a gente faz? Volta pro Hostel descansa e dorme pra andar e aguentar o dia seguinte de passeio, certo? Não!! A gente volta pra casa toma banho e espera a noite cair pra fazer um pub crawl e tentar conhecer um pouco da bohemia alemã. :) Eu sinceramente gostaria de pular essa parte da viagem que na minha humilde opinião foi um fiasco. hahaha Mas como esse blog existe para eu deixar registrado os momentos que eu vivi por aqui, vou escrever exatamente como tudo aconteceu que é pra eu não esquecer e NÃO repetir. 

Pois bem, a Alemanha em sua suma grandiosidade histórica também tem a fama de ter um dos melhores pubs para se visitar na Europa, além de claro as enormes canecas de cerveja por um preço justo e as outras deliciosas cervejas por um preço mais justo ainda. Eu concordo que nós não poderíamos ir embora sem antes conhecer essa parte de Berlin, só que nós definitivamente caímos nos lugares errados e numa hora mais errada ainda. Eu não sou o tipo de pessoa bem humorada que depois de dormir pouco e andar muito, aguenta badalar, dançar, beber e andar mais, e para o meu azar eu tive uma noite exatamente assim, ou pelo menos na teoria.

Nós saímos com um grupo de pessoas do hostel por volta das 22:00 da sexta feira para um pub crawl, que na teoria pagaríamos 12 euros por cinco drinks em cinco lugares super legais. Aham, só que não! Além de andarmos muito, pegar metrô e tram pra chegarmos nos lugares supostamente legais, não bebemos por 12 euros, tivemos que pagar uma bebida para "ganhar" os drinks "grátis", e pensa numa porcaria com gosto de ketchup e nenhum álcool? Era o tal do drink! Foi assim por longas 6 horas de pub crwal. Eu gostaria de parar por aqui e voltar pro Hostel e dormir. Cansei da sexta-feira!

O sábado amanheceu cedo as 9 horas da manhã depois de longas 3 horas de sono e uma noite super divertida. AHAM! Nós nos planejamos de forma que desse para conhecer mais alguns lugares famosos de Berlin, pegássemos o transporte e fossemos de encontro ao nosso couchsurfing. 

Das muitas outras coisas que Berlim tem além do transporte 24horas no final de semana (que eu esqueci de citar), as cervejas incríveis e barata, a comida também é bem mais barata que na Holanda por exemplo, e isso facilitou um bocado nossa vida pois conseguíamos sobreviver boa parte do dia com um café da manhã enorme e completo por 4 euros. :)
No sábado de manhã tomamos nosso café da manhã e fomos conhecer mais um pouco de Berlin.

Bom dia Berlin!

Dessa vez usamos nosso ticket e fomos à Potsdamer Platz, uma avenida grande com arquitetura bem moderna, em alguns pontos até meio futurista.




Próximo à Postdamer ficava o Holocaust Memorial, também bastante famoso em Berlin por ser uma construção de blocos de concretos enormes e desiguais em memória às vítimas judias do holocausto. Uma sensação estranha no meio de uma infinidade enorme de blocos.

Holocaust Memorial



Também próximo ao memorial encontrava-se o Reichstag ou melhor dizendo: Parlamento alemão, incrivelmente grande e lindo


Reichstag


Por fim fomos encontrar nosso couchsurfing na tarde sábado. Chegamos tranquilamente ao ponto de encontro porque eu sou expert em mapas :D

Bem, o couchsurfing não é algo que eu faria sempre, digo, é muito complicado falar com uma pessoa que você nunca viu na vida e mais difícil ainda é ficar hospedada na casa dela. Nosso host era bastante tranquilão e calado, até demais, o que não foi muito legal porque no fim das contas o que pensei que seria um passeio com um típico alemão com boas conversas e histórias virou um passeio meio chato e monótono na minha opinião, que a Camilla me desculpe por isso. :p

Fomos ao muro de Berlin como destino final da nossa viagem. Ele ainda é bem maior do que eu imaginava e tem uma quantidade enorme de arte e simbolismo que eu também não imaginava. Pra melhorar ele, que divide os dois lados de Berlin, dá para uma vista linda de um canal. Além disso, o pouquinho do "lado de lá" que eu pude ver é ainda um pouco mais "grosseiro" e diferente do lado capitalista do país, conserva uma arquitetura mais simples, lugares mais humildes, mas uma infinidade de arte e pessoas ricas culturalmente, nota-se isso na diversidade que o lado trás. É bárbaro! :)
Dancing to Freedom




Erdinger e prato típico alemão
Cami companheira


A noite de sábado pretendia ser uma noite badalada e animada apresentada pelo nosso couch, mas também não foi bem assim. De fato ele nos levou em um bairro bem bacana com baladas e pubs aparentemente bem legais, mas o nosso corpo pedia por cama e descanso, também não poderíamos ficar até tarde na rua pois no dia seguinte acordaríamos as 5 da manhã para viajar às 8.

Apesar das coisas não acontecerem como planejado eu não deixei de admirar e amar aquela cidade. Comida barata, comércio sempre aberto, transporte 24horas no final de semana, lugares incríveis, cerveja gostosa, e alemães não muito simpáticos, mas ok. :p Estou a um passo e menos de um mês para conhecer Londres, outro lugar pra ficar guardado no meu baú de memórias. :) 













Um comentário:

  1. Para com esse mimimi Roberta que vc é jovem. Berlim parece demais! Adorei amiga. ;)

    ResponderExcluir