domingo, 11 de janeiro de 2015

Novembro - Milão

Com delay de dois meses (me perdoem o relaxo) resolvi trazer Milão para minha memória atual. Falar de Milão me faz lembrar que a Itália tem seu espaço no meu coração e na minha barriga, porque olha, nunca comi tão bem em um final de semana desde que cheguei na Europa. Foi uma viagem de novas experiências, amizade e perrengue, porque se não tem perrengue não seria comigo.

Se formos falar em termos de extensão territorial e cidades gostosas e famosas pelos turistas, creio que a Itália seria uma das escolhidas, por isso afirmo que o pedacinho que conhecemos em Milão me deixou com mais vontade ainda de voltar a esse país, tenho certeza que posso dizer o mesmo pela minha melhor companheira de viagem, Mayara. :)

Há dois meses atrás nós desembarcamos em Milão, mas dois meses antes desses dois meses nós encontramos as passagens por maravilhosos 45 euros ida e volta. Sim! As companhias low cost fazendo a alegria das au pairs! Descemos dia 21 de novembro, uma sexta feira em Bérgamo, cidade esta que não é Milão (óbvio), então compramos passagens de ônibus até o centro que nos custou alguns euros, nada muito caro, e uma hora de viagem mais ou menos. No primeiro lugar que descemos já demos de cara com a belezura mais linda de Milão: Duomo di Milano, uma catedral maravilhosa localizada na praça Piazza del Duomo, é sem dúvida a mais bonita que vi na vida, e uma riqueza de detalhes incrível, tanto por fora como por dentro.

Duomo

Duomo vista de dentro


Andando ainda pelo centro da cidade, bem próximo a essa praça milhares de turistas andam e aproveitam para experimentar as gordices italianas (que nós também experimentamos) e compras nas lojas mais caras e famosas do mundo (que nós não fizemos).

Nós na galeria das compras que não fizemos

Galeria Vittorio Emanuele


Mais tarde fomos ao encontro do nosso Couchsurfing, "coisa" esta que já expliquei em um post passado quando fiz pela primeira fez com outra amiga companheira de viagem. O couch, ou host de Milão, nos recebeu muito bem em sua casa, tivemos um sofá relativamente bom para dormir e ainda compartilhamos boas conversas com ele e outra companheira polonesa que conhecemos ali.

O host e as convidadas


A noite nosso host nos levou em um típico Happy Hour italiano de Milão que foram resumidos perfeitamente nas sábias palavras da minha amiga companheira Mayara em seu blog "um bar chamado Art Factory Café que tem o famoso aperitivo (que de aperitivo não tem nada) de Milão. Funciona assim, você paga 8 euros por um drink ou cerveja e pode degustar (leia-se encher o bucho) os aperitivos que são nada mais nada menos que pizza, torta, macarrão, carne de panela com mandioca (não tem isso na Holanda) salada e um mundo de comida maravilhosa que fez da nossa sexta-feira (o início de) um caso de amor pela Itália"

O sábado também foi um resumo de degustação de delícias na Itália. Primeiro comemos o famoso Panzerotti do Luini, localizado em uma lojinha bem pequenininha e charmosa que oferece o melhor "pastel" de pizza que eu já comi na vida.


Realizada :)


Mais tarde veio a sobremesa (hoooras mais tarde) na Cioccolatitaliani Via Torino 56 comemos um negócio maravilhoso que combinava todas as maravilhas do mundo, que era sorvete, chocolate, nutella e bolo. No jantar a maratona continuou e nós provamos uma das melhores pizzas da vida de rúcula e presunto di parma no bairro Navigli, bairro charmoso que reúne vários bares e restaurantes famosos e não famosos de Milão.

Sobremesa Gelatto e delícias
A pizza

Companheiros italianos na pizzaria

O domingo foi diferente e menos gordo. Fizemos passeio de turista e conhecemos lugares lindos como o Arco della Pace, um monumento dedicado a paz e ao fim da Guerra com a Áustria, o Castello Sforzesco, um Castelo que hoje reúne várias galerias e museus, e a Pinacoteca di Brera com uma coleção de artes e importantes pinturas famosas italianas.



Arco Della Pace


Castello Sforzesco

Pinacoteca di Brera

Apesar do perrengue no final, (contarei logo em seguida) Milão me surpreendeu positivamente especialmente porque ouvimos comentários não muito bons a respeito da cidade, mas isso deixa ainda mais claro que tudo é "ponto de vista", e quando eu digo ponto de vista eu me refiro a todo o conjunto que conspira para você classificar uma viagem em boa ou ruim. A minha pode ser classificada em incrível e uma delícia ao lado da melhor amiga que eu poderia ter, e dias comendo a melhor comida do mundo.

O final precisava ser trágico pra não dizer engraçado (claro). Voltaríamos para a Holanda na segunda feira pela manhã, não muito cedo (10:30 da manhã), ou seja, tempo suficiente para nos locomovermos da casa do host até a estação e depois até o aeroporto de Bérgamo. Calculamos esse tempo aparentemente muito bem, MAS (olha o advérbio aí) não calculamos o tempo de trânsito, congestionamento, horário de pico ou chame como quiser, OU SEJA, chegamos na hora certa em que o nosso ônibus (lotado) estava a um minuto de sair. E o próximo? Somente daqui uma hora, o que quer dizer que com sorte chegaríamos por volta das 10:10 no aeroporto. Eu e a minha amiga companheira, companheira esta que sempre compartilha comigo as mesmas emoções, ou seja, nas horas de desespero não existe balanço entre nós, não existe "Don't panic" no nosso vocabulário, claro que entramos (um pouco) em desespero, afinal não tinha ônibus, não tinha vaga no ônibus, não tinha dinheiro em espécie. A nossa sorte, ou não, é que nós somos tão desesperadas que enquanto eu corri para procurar um banco e sacar dinheiro ela correu com as duas malas para o outro lado da rua para procurar outra companhia de ônibus. Os próximos ônibus, independente da companhia, sairiam quase na mesma hora, o que nos daria um total de 20 minutos no máximo para correr dentro do aeroporto e embarcar. O negócio é que o talvez nunca é uma certeza, (óbvio), então ficamos uma hora dentro do ônibus trabalhando nossa calma e paciência, fazendo muitas orações e promessas para todos os santos. Bom, o final vocês já devem imaginas: nossos anjinhos nos amam, e conseguimos pegar o avião de volta, sem atrasos, sem pânico (mentira). hahaha


Um comentário:

  1. HAHAHAHAHAHAHA o perrengue faz parte pra dar emoção né.
    Mas que nossos anjinhos nos amam, isso é vdd minha best!

    Lov you. <3

    ResponderExcluir