quarta-feira, 28 de maio de 2014

A documentação infinita



Well, um mês depois da minha última postagem venho por meio desta declarar que finalmente sou uma pessoa autorizada e legalizada a entrar nos países baixos. EBA!!! O processo de documentação para aupair não é complicado, só é um pouco chato principalmente porque estamos muito ansiosas para o momento do embarque. Eu quis fazer um post especialmente para este assunto porque comigo, particularmente, foi um pouquinho trabalhoso tirar o visto, legalizar certidão, etc...

Depois do match, as nossas lindas representantes brasileiras da HBN enviam uma "pá" de cópia de documentos solicitados no começo do processo junto com a cópia do passaporte, para as agentes da Holanda. De lá, elas juntamente com a família fazem o "pré" pedido do visto MVV que é o visto de estudante/au pair. Só depois de 15 dias é que recebemos uma confirmação de que estamos autorizadas a marcar uma visita na embaixada ou consulado para de fato fazer a biometria e concluir o pedido do visto. SÓ QUE, enquanto você espera os 15 dias do pré-visto  ficamos igual loucas fazendo a segunda via da certidão de nascimento, traduzindo e legalizando a mesma, no Itamaraty e Consulado, e é aí que minha novela mexicana começa.


Vamos lá, para começo de conversa eu moro em GYN CITY, perto de brasília mas longe do resto do Brasil, LOGO, aqui não existe tradutor, nem aqui e nem perto, e o que eu fiz? Enviei LÁÁÁ pra Curitiba no Paraná minha certidão para ser traduzida. SÓ QUE, antes de traduzida ela PRECISA ser legalizada pelo Itamaraty, então pensei com meus botões: "Brasília é aqui do lado, mando um sedex, vai chegar rapidinho eles legalizam e já mandam pra Curitiba" TOP! Nas minha contas isso tudo ficaria pronto e chegaria até as minhas mãos em sete dias. SÓ QUE para meu desespero, depois de colocar a bendita certidão no correio eu tive um estalo que me fez ligar no Itamaraty e confirmar se as minhas contas dessa entrega estariam corretas, e adivinha só?! TAVA TUDO ERRADO! Mais que rapidamente, igual louca, chorando de raiva, eu voltei no correio, peguei minha encomenda e dinheiro de volta e voltei desolada pra casa. (As coisas precisavam acontecer rapidamente porque eu sabia que tinha pouco mais de um mês pra resolver tudo e embarcar, se eu quisesse chegar tranquila na casa da minha host family para ficar uma semana com a atual au pair deles). WELL, depois de voltar desolada pra casa eu pedi ajuda da minha família brasileira e decidimos que o melhor a ser feito era pegar um carro e ir até brasília fazer a legalização no Itamaraty pessoalmente em um "BATE E VOLTA". E foi o que fizemos, eu e meu irmão.

A primeira viagem até Brasília foi tranquila em uma sexta-feira pós-feriado, então o trânsito não estava tão caótico e o GPS soube fazer seu trabalho direitinho. Chegando lá eles bateram um carimbo e alguém assinou minha certidão e PRONTO, LEGALIZADA PELO ITAMARATY!

Pois bem, legalizada eu já cheguei em casa e enviei para a tradutora no Paraná que por volta de 4/5 dias  me enviou a certidão agora legalizada E traduzida. Nesse meio tempo eu reagendei a visita na embaixada seis mil vezes, tudo isso fazendo as contas de quando eles aprovariam meu pré-visto. Por fim ele foi pré-aprovado e eu consegui agendar a tão esperada visita na embaixada para o dia 14 de maio.

14 de maio, 5:00 da manhã acordamos pela segunda vez eu e meu irmão com cara de zumbis. Colocamos o endereço no gps e partimos para a aventura na terra dos candangos. Marquei minha visita para as 09:15 da manhã, afinal a viagem de Goiânia para Brasília é pouco menos de 3 horas, SÓ QUE, nós não contávamos com o trânsito infinito, do calor infernal, do buraco que é BRASILIA! (In)Satisfeitos, nós ficamos de antes de 08:00 da manhã até 09:25 preso no trânsito E para completar: PERDIDOS! Exatamente, LOST! O RAIO do GPS deixou a gente no lugar errado e SEM BATERIA. Somente as 09:25 da manhã, depois de muita parada, placa e sinal furado é que conseguimos achar o bendito setor das embaixadas e a linda mansão dos países baixos. UFA! Agora acabou, right?! NÃO!

Uma vez dentro da embaixada eu realmente pensei que o sufoco tinha acabado. Cheguei com os documentos, passaporte, porem SEM foto. ¬¬ SÓ JESUS NA CAUSA! Tive que sair da embaixada e ir atrás de um lugar que tirasse a bendita foto certa. A sorte foi que os atendentes eram muito gracinhas, simpáticos e gentis. Eu fui, voltei e eles me esperaram. Às 10:45 aproximadamente eu conclui o pedido do meu visto e voltei para casa. 

Hoje, ou melhor, ontem 28/05 meu visto chegou na minha casa. Mostrei pro meu irmão e disse: Cleber esse visto também é seu. VALEU IRMÃÃÃO! HAHAHA


Um comentário:

  1. Um parto praticamente!!! É para dar mais gostinho quando tudo começar!!!!

    ResponderExcluir