quinta-feira, 3 de julho de 2014

Matando um leão por dia: Primeiro mês e primeiras impressões

A minha intenção de fato era escrever com mais frequência, mas eu descobri que quando sobra tempo na vida de uma au pair tudo que queremos é dormir, descansar, falar com a família e amigos, beber. Pois bem, há exatamente 27 dias eu cheguei na Holanda sem sonhar o que me esperava, e hoje, com quase um mês aqui eu posso afirmar com propriedade que tenho vivido coisas que nunca imaginei viver em 24 anos de vida. O famoso: matando um leão por dia, e me apaixonando todos os dias pelo país dos moinhos e tulipas, que por sinal não vi nenhum ainda. HAHAH

A primeira semana foi um tanto quanto estranha, de adaptação basicamente. Eu desembarquei em Amsterdã no dia 07 de junho e não sabia como seria a recepção, eu nem sequer sabia se iria reconhecer minha host family (tá vai, essa foi fácil!). E sim, fui recebida calorosamente primeiro pela minha host mom, a Carolien, com os famosos três beijinhos de cumprimentos dos dutchs, depois fui ao encontro do meu host dad, Martjin e as minhas kids Anne e Job, ainda no aeroporto. Saímos de Amsterdã em direção à Haarlem, Bloomendal, Hemestede ou finalmente: Aerdenhout (minha cidade, mas que na verdade ainda faço uma confusão para entender o que é ela de fato: village, complexo, germinação,etc). Enfim, em casa a até então au pair sul africana, Tamlyn, e a minha baby Nienke, estavam à espera da nossa chegada. Foi tudo bem tranquilo, conversamos um pouco e comemos pizza (eu ainda estava tentando assimilar as informações, o sono, o inglês E o dutch language). No dia seguinte eu também passei com a host family e eles me levaram até um restaurante tipicamente holandês com panquecas no ALMOÇO, sim, esse é só um dos costumes malucos dos dutchs, comer panqueca de DOCE acompanhados com leite, café, capuccino e derivados. 
A semana seguiu tranquila enquanto eu acompanhava a rotina da casa e das crianças. Na sexta-feira, 13 de junho, Tamlyn fez uma festa de despedida com os amigos em casa e eu participei. É, por mais sem graça que parecesse a situação, imagine só um monte de gente falando africanês misturado com holandês e inglês, ela gentilmente me convidou para participar, interagir e fazer caipirinhas (sucesso com os gringos!),e foi bem bacana.

JOB meu docinho

Job, Nienke e Tamlyn


O sábado e domingo, primeiro final de semana propriamente dito, eu fui ao evento da HBN (agência) na praia próxima a minha cidade, Zaandvoort, que resumindo em duas palavras foi: delicioso e frio. E no domingo conheci a maravilhosa, incrível e encantadora Amsterdã com duas queridas que tive o prazer de conhecer logo que cheguei: Mari e Bruna. Amsterdã é tipo o lugar dos sonhos que consegue reunir um monte de arquitetura, com lugares verdes lindos, com gente bonita, bares, badalação e muita, muita bicicleta.

Amsterdã vista do meu celular precário

HBN event june 2014

Team

HBN event JUNE 2014


A segunda semana começou com a dolorosa despedida, que por mais que não fosse comigo foi inevitável sentir uma pontinha de tristeza pela menina que passou um ano aqui, me imaginando daqui um ano E carregando o primeiro peso da responsabilidade nas costas. Foi uma semana FODA! Aliás, as três últimas semanas tem sido FODA DEMAIS, muita coisa ao mesmo tempo, muitas informação, muitas regras, horários, muita criança chorando, muita marcação de leite na mamadeira, muitas fraldas, muito perrengue com a língua, babysittings, e UFFA, 658909 milhões de sentimento ao mesmo tempo. 

Primeiro contato com a "bakfiets"

Caipirinha's day

Job <3
Nienke a baby mais gostosa do mundo <3
Rúbia parceira :)

Bru e Mari 

Eu poderia contar cada passo dos meus dias nas três últimas semanas, mas eles se resumem basicamente nisso: lidar com criança, brigar, abraçar, beijar, dar amor e carinho, preparar comida, brincar, conversar, ser mãe, au pair, irmã mais velha, desconhecida, e chame do que quiser. hahahaha

Mas sim, das minhas primeiras impressões as mais marcantes são 1° Os costumes malucos,como o que eu já citei do almoço como uma SIMPLES refeição e não uma BIG refeição com arroz e feijão; o não banho diário das crianças, EXATO, aqui em casa minhas crianças tomam banho 3 vezes na semana NO MÁXIMO; o não uso de uma bucha de banho e o não uso do sabonete em barra; 2° Toda tecnologia envolvida na minha casa e no país em geral; 3° A beleza de tudo que me rodeia, digo TUDO MESMO, desde ramos de flores, canais e gente bonita, educada e carismática; 4° A estranheza da língua, nome das cidades e pessoas; 5° o comportamento das crianças em geral mimadas e carente; 6° a quantidade de bike e em como os holandeses dominam essa arte; 7° e não menos importante: em como eu me supero a cada dia "matando um leão por dia" com três crianças que ora diabos ora anjinhos já conseguem me fazer perder noites de sono, odiar e amar.

É mãe, pai, amigos, apesar da saudade, cada dia nessa Holanda me faria contar uma história diferente, e apesar dos milhares de quilômetros de distância eu tenho  certeza de que fiz a escolha certa. Ah, eu prometo tentar escrever mais, como por exemplo a experiência com a minha amiga "bike", sobre futebol, copa, a minha primeira viagem que sai em breve e tudo e todos que eu tenho conhecido aqui.

4 comentários:

  1. Roberta (aqui é a nadja, através do blog Orange Lamp ). ADOREI demais seu post!!!! :) Sério, muito bom! Lembrar da confusão das primeiras semanas... o tanto de sentimento e bagunça que a gente sente! querendo aproveitar tudo e ao mesmo tempo sem saber como!!!!

    ResponderExcluir
  2. Agora comentando com meu blog mesmo :D
    Caramba, escreve mais, eu sei que o tempo é curto!!! hahahaha Eu prometi a mim mesma que no meu mês na Argentina, faria ao menos um post por semana e não consegui. ainda mais só tendo o Ipad e um antigo APP do blogger totalmente com problemas , caindo e apagando tuuuuudo que eu tinha levado horas escrevendo (ainda bem que atualizaram!!!!).

    esperando ver você aqui!!! e também que escreva para a gente no Orange Lamp!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta!
    Sei q esse post já tem um bom tempo mas achei seu blog e adorei. Queria saber se a sua bakfiets eta de 2 ou 3 rodas e se foi mt difícil dominar ela? Rs
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta!
    Sei q esse post já tem um bom tempo mas achei seu blog e adorei. Queria saber se a sua bakfiets eta de 2 ou 3 rodas e se foi mt difícil dominar ela? Rs
    bjs!

    ResponderExcluir